Qual terapia é ideal para seu pet?
18 de fevereiro de 2017
Conheça melhor a Diabetes dos cães e gatos!
1 de março de 2017

Diagnósticos, duração e curiosidades sobre a Gestação das cadelas…

O período gestacional das cadelas é uma fase delicada e cheia de particularidades, por isso devemos nos atualizar sobre o assunto para estarmos preparados nos momentos pré-parto e parto. A duração da gestação varia entre 56 a 68 dias, com uma média de 65 dias (2 meses e 5 dias), esta variação depende do tamanho da ninhada, da raça do animal e da quantidade de fetos presentes. Como em qualquer prenhes existem a participação de alguns hormônios essenciais, são eles:
Progesterona – responsável pelo desenvolvimento do endométrio, para melhor acomodar os fetos, mantém a integridade placentária e está presente em maior quantidade no início da gestação.
Estrógeno – atua no crescimento e desenvolvimento da placenta, aumenta os receptores de progesterona e está presente em maior quantidade entre 45-65 dias da gestação.
Relaxina – hormônio exclusivo nas cadelas, estimula o crescimento uterino promovendo acomodação dos fetos, atua na distensão da cérvix e está presente em maior quantidade na 4º semana de gestação, porém diminui a liberação no momento do parto
Prostaglandina – responsável pela contração do miométrio (musculo uterino) para facilitar a expulsão fetal e está presente em maior quantidade de 36 a 24horas antes do parto.
Ocitocina (hormônio do parto) – promove a contração do miométrio, estimula a descida do leite e realiza a expulsão fetal.

Diagnósticos da gestação:

Palpação abdominal
Deve ser realizada com o animal em posição quadrupedal ou em decúbito lateral (deitado de lado). Apenas com 25 dias de gestação podemos sentir as vesículas embrionárias de mais ou menos 1cm, já aos 35º ao 45º dias estas vesículas se alongam.

Ultrassonografia abdominal
Entre o dia 17º a 19º dia pode-se observar pequenas estruturas de mais ou menos 1 mm de diâmetro, a partir do 25º dia já podemos perceber os batimentos cardíacos dos fetos. É um método menos invasivo e inofensivo para os filhotes.

Radiografia
A radiografia não é indicada de imediato, só é possível a observação e contagem dos fetos após a calcificação dos mesmos, que ocorrem por volto do 45º dia de gestação. Deve-se considerar a exposição dos fetos a radiação transmitida para a realização do exame.

Dosagem sérica de Relaxina
Pode ser feita a partir do 23º dia de gestação, porém o pico de relaxina ocorre entre 40-50 dias. Porém é um exame pouco utilizado no Brasil.
Comportamento pré-parto
É essencial observar a presença de certos comportamento para identificar se a cadela está próxima a dar a luz, os principais são: isolamento, começam a fazer seu próprio ninho, ficam inquietas, sofrem desconforto abdominal, ficam em “posição de cão sentado”, diminuição de apetite.