Sarna Sarcóptica
25 de janeiro de 2017
26 cruzamentos de raças mais impressionantes
26 de janeiro de 2017

Queimaduras nas patas

Levar seu cão para passear nesse verão, pode não ser uma boa ideia! A temperatura do asfalto é bem maior do que a temperatura do ar. De fato as patas dos cães são mais resistentes do que a sola dos nossos pés, porém a estas temperaturas tão altas e o contato persistente neste chão quente pode fazer muito mal aos coxins “almofadinhas das patas”.

Eles assim como nós sofrem queimaduras nos coxins (almofadas das patas) devido ao chão muito quente.
A temperatura do asfalto em dias de sol forte podem ultrapassar 60 graus centígrados e essas queimaduras demoram para serem totalmente curadas e podem levar seu pet a problemas secundários como por exemplo a falta de apetite, perda de peso e infecções bacterianas oportunistas.

 

Sintomas de lesões nos coxins:
– Dor local, levando a manqueira, principalmente em passeios e pisos mais ásperos.
– Evitar de colocar as patas no chão.
– Lamber constantemente as patas.
– Evitar que toquemos nas patinhas.
– Sangramento local.
– Presença de bolhas e descolamento da pele.

 

 

Dicas de como passear em locais seguros e prevenir as queimaduras:
– Evite levar seu cão para corridas longas ou acompanhar em um passeio de bicicleta.
– É bom sempre intercalar os pisos com a grama.
– Passear com o cão no início da manhã ou à noite e evitar calçamentos e asfaltos ou mesmo areia quente da praia. Recomenda-se evitar os horários entre 10:00 até as 17:00 nesse verão.
– Não deixe seu cão 100% em pisos lisos, pois evita no fortalecimento dos coxins e consequentemente deixa-os mais sensíveis e propensos a lesões.
Tratamento:
Além da limpeza feita no local, normalmente com soro fisiológico, algumas pomadas cicatrizantes ajudam na reconstituição da pele, é importante fazer uma bandagem no local para que o ferimento não entre em contato com ambientes contaminados, o uso de colar elizabetano é necessário caso o animal esteja lambendo o local da ferida. Nos casos mais graves é receitado antibiótico e anti-inflamatório.
OBS: É IMPRESCINDÍVEL A VISITA AO MÉDICO VETERINÁRIO, NÃO MEDIQUE SEU ANIMAL SEM A ORIENTAÇÃO DE UM PROFISSIONAL.